Vai trocar de empilhadeira e precisa medir o seu corredor operacional? Você já deve ter ouvido falar do corredor operacional, mas sabe como é feita sua medida?
Um dos principais pontos que devem ser observados durante o processo de especificação de equipamentos de movimentação e armazenagem é a medida do corredor operacional (frequentemente indicado como Ast). Apesar de ser simples, a sua medição pode gerar dúvidas.
O corredor operacional (Ast) é o espaço utilizado pela empilhadeira para efetuar manobras com segurança durante a movimentação e armazenagem. Sua medida impacta na especificação do equipamento que melhor atende as necessidades da operação.
Considere o pior cenário
Geralmente o catálogo técnico do equipamento já informa esse valor, porém sua medida deve ser verificada sempre na pior condição possível. Por exemplo um tipo diferente de palete utilizado, ou overhang, que são cargas ultrapassando o contorno do palete.
Não cometa esse erro:
É muito comum que as medidas de corredor operacional sejam baseadas na distância entre uma estrutura e outra. Porém o ideal é efetuar sua medida considerando a carga, portanto deverá ser medida a distância do lado externo de uma carga ao de outro lado do corredor, obtendo uma medida mais correta e segura. Recomenda-se uma atenção especial para casos de overhang, quando a carga ultrapassa a medida do palete.
É sempre melhor contar com um especialista
Mas, para tornar essa tarefa ainda mais fácil e certeira você pode contar com o apoio da equipe TOYOTA nessa especificação. Depois da medição do corredor operacional, é verificado se o corredor indicado nas especificações do equipamento desejado é adequado para a operação. Além de avaliar se há outras exceções que possam impactar o AST e assim indicar o melhor equipamento para aquela aplicação.
Comente aqui, você considerou essas medidas antes de adquirir uma empilhadeira?