Vendas: (11) 3511-0400

Por que realizar Inspeção Visual diária da sua empilhadeira?

Por que realizar Inspeção Visual diária da sua empilhadeira?

A Inspeção Visual é um passo fundamental no dia a dia da operação, nesse momento o operador deve analisar visualmente todo o equipamento, verificando o estado de seus componentes, se há vazamentos, porcas ou arruelas soltas, se todos os elementos elétricos, como lâmpadas e lanternas, estão funcionando corretamente e além disso, deve se atentar também ao estado dos pneus e rodas do equipamento.

É importante realizar a inspeção diária do equipamento para verificar se há necessidade de algum tipo de manutenção na empilhadeira ou em um de seus componentes e assim evitar surpresas indesejadas na operação, além disso ela tem impacto em diversos fatores, tais como ergonomia e a segurança da operação.

Confira a seguir os principais itens que devem avaliados durante a Inspeção Visual:

Pedais:

Os pedais devem ser analisados durante a inspeção, verificando o estado de suas capas, que para garantir a segurança da operação não devem estar desgastadas para evitar que o pé do operador escorregue durante o uso, causando paradas ou acelerações bruscas.

• Componentes elétricos:

Os componentes elétricos da empilhadeira, como luzes de sinalização e lanternas precisam ser verificados e devem sempre estar em bom funcionamento, pois esses itens, são obrigatórios e essenciais para sinalização da empilhadeira em movimentação e para iluminar o trajeto da operação.

• Espelho retrovisor:

O espelho retrovisor também dever ser verificado, pois é fundamental para auxiliar o operador em manobras e deve estar sem trincos ou riscos, garantindo boa visão ao operador.

• Farol:

O farol é um elemento obrigatório da empilhadeira, sua finalidade é iluminar o trajeto do equipamento e auxiliar na visibilidade dos pontos de operação, por isso deve estar em bom estado e sempre em funcionamento.

• Buzina:

 A buzina também é obrigatória, de acordo com a NR 11, e deve ser usada em momentos de advertência, como em pontos de passagem de pedestres, por isso deve ser acionada como teste no momento de inspeção para verificar seu funcionamento.

• Extintor:

O extintor de incêndios, outro elemento obrigatório, deve ser verificado, checando sua validade e condições para que esteja apto ao uso em caso de necessidade.

• Cinto de segurança:

O cinto de segurança é um item de proteção individual para o operador que deve estar em bom estado, sem rasgos ou problemas nas travas para garantir sua proteção.

• Lâmpadas:

A iluminação adequada é fundamental na indústria para garantir a segurança das operações evitando acidentes e oferecendo boa visibilidade ao operador e demais pessoas no ambiente, otimizando a movimentação de materiais. Por isso, é importante que todas as lâmpadas do equipamento sejam verificadas durante a Inspeção Visual, garantindo que estejam em pleno funcionamento.

Me conte aqui nos comentários, sua empresa já tem o hábito de fazer a inspeção visual diária das empilhadeiras?

Outros posts

©2021 - Todos os direitos reservados criação e desenvolvimento - Agência Chleba - Tecnologia e Comunicação para Transformação Digital