Vendas: (11) 3511-0400

Sua operação está preparada para usar Baterias Li-Ion?

Sua operação está preparada para usar Baterias Li-Ion?

As Baterias Li-Ion TOYOTA oferecem melhor aproveitamento da carga e possuem vida útil cerca de quatro vezes maior do que baterias chumbo-ácidas convencionais, o que representa um custo operacional inferior e um consumo consciente de recursos naturais. Entretanto, existem alguns pontos que devem ser observados na operação antes de efetuar a troca das baterias de chumbo-ácido por Li-Ion, confira quais são eles:

• Mudança de cultura:

Baterias de Li-Ion permitem o trabalho sem troca de baterias, pois podem ser feitas cargas parciais nos momentos de parada do equipamento sem interferir em sua vida útil, são as chamadas cargas de oportunidade.  Essa mudança exige maior atenção do operador, pois ele precisa se lembrar de carregar a bateria nos momentos de pausa do equipamento, como almoço ou durante outras atividades que ele possa exercer, nesse caso é preciso que ele crie o hábito de carregar a bateria sempre que houver uma oportunidade, dessa forma evita que a carga acabe no meio da operação.

• Definição de pontos de carga:

Para a carga da bateria dos equipamentos Li-Ion é possível definir um único ponto de recarga no armazém ou então distribuir vários pontos de carga em locais estratégicos, variando de operação para operação.

• Infraestrutura elétrica:

Carregadores de Bateria Li-Ion carregam mais rápido pois possuem uma potência maior. Mas por permitir diversos pontos de carga e carregamento simultâneo das máquinas pode ocorrer uma alta demanda da rede elétrica, por isso é importante verificar se a rede elétrica do armazém suporta a potência dos carregadores e se há alguma restrição de horários da rede elétrica local.

• Custo:

Apesar das Baterias Li-Ion precisarem de investimento inicial maior, sua vida útil é cerca de 3 vezes melhor que baterias de chumbo-ácido, oferecendo melhor custo operacional e compensando o investimento.

A demanda de baterias de íon de lítio têm aumentado significativamente nos últimos anos, isso porque possuem uma tecnologia de maior densidade energética, tempo de operação e custos acessíveis, além de serem uma alternativa mais sustentável para as operações.

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui que vamos te ajudar.

Outros posts

©2021 - Todos os direitos reservados criação e desenvolvimento - Agência Chleba - Tecnologia e Comunicação para Transformação Digital