Vendas: (11) 3511-0400

Você sabia que o uso de implementos pode alterar o desempenho do equipamento?

Você sabia que o uso de implementos pode alterar o desempenho do equipamento?

O uso de acessórios como prolongadores de garfos, garras e posicionadores de garfos podem alterar o funcionamento da empilhadeira.

Isso ocorre porque cada equipamento possui sua capacidade residual levando em consideração sua área de estabilidade, tipo de carga, peso e demais condições de fábrica sem considerar o uso de implementos.

Cuidado com o Centro de Gravidade

Ao utilizar um prolongador de garfos para movimentar cargas a uma distância maior da empilhadeira, por exemplo, o centro de gravidade do conjunto será deslocado, afetando a estabilidade da empilhadeira, e assim sua capacidade de carga residual sofrerá impactos também.

Entender qual o centro de gravidade da carga movimentada e a nova capacidade de carga residual da empilhadeira nesta condição é essencial para saber o peso máximo da carga que a máquina irá suportar em cada altura de elevação. Respeitando esse limite torna-se muito mais fácil evitar acidentes.

O peso do acessório também é suportado pela máquina

Nos casos de acessórios maiores, como garras para bobinas ou “clamps”, o próprio peso do acessório e a sua espessura reduzem significativamente a capacidade de carga residual da empilhadeira, inclusive em elevações mais baixas (próximas ao piso).  

Consulte sempre a TOYOTA

É importante consultar a TOYOTA sobre o uso desses implementos e acessórios para garantir o melhor desempenho do equipamento e evitar acidentes, como tombamentos. Mesmo porque, o uso de implementos sem avaliação do fabricante pode impactar no funcionamento de outros componentes da máquina, causando desgastes excessivos por conta do peso ou forma de utilização, isso pode impactar também na garantia do equipamento.

Vale lembrar que os cálculos de capacidade de carga residual, centro de gravidade e demais análises devem ser feitos pelo fabricante do equipamento, pois esses resultados não se comportam de forma linear e proporcional, apenas com testes do equipamento nas condições em que será usado é possível afirmar seus limites de carga e elevação.

A TOYOTA conta com consultores especializados e preparados para te auxiliar na hora de escolher a empilhadeira e acessórios que melhor se enquadram na sua operação.  

Entre em contato para mais informações.

Outros posts

©2021 - Todos os direitos reservados criação e desenvolvimento - Agência Chleba - Tecnologia e Comunicação para Transformação Digital