Vendas: (11) 3511-0400

Bateria Chumbo-Ácido: Como descartar?

Bateria Chumbo-Ácido: Como descartar?

Após um período de uso, as baterias de chumbo-ácido acabam perdendo desempenho até que chegam ao fim de sua vida útil, quando é preciso trocar a bateria do equipamento por uma nova. Mas, você sabe como descartar essas baterias?

As baterias de chumbo-ácido são uma das principais fontes de energia para empilhadeiras e seu funcionamento acontece a partir das reações químicas entre seus componentes internos.

A bateria de chumbo-ácido deve carregar sempre até 100% visando atingir sua máxima vida útil possível. Por isso é importante usar a bateria até uma boa descarga para depois colocá-la para carregar, completando assim um ciclo de recarga. Cargas parciais frequentes reduzem drasticamente a expectativa de vida deste tipo de bateria. Em média, baterias chumbo-ácidas possuem vida útil de 1500 ciclos, ou seja, 1500 recargas.

Empilhadeira TOYOTA com comparitmento de bateria aberto mostrando uma bateria chumbo-ácido

Além disso é importante que o carregador esteja devidamente dimensionado para a capacidade da bateria (medida em Ah – Ampére-hora). De modo que as cargas ocorram com a corrente adequada, garantindo que o tempo total de carga seja o menor possível e que a temperatura interna da bateria não ultrapasse os limites aceitáveis.

Após muitos ciclos, é possível notar sinais de que a bateria está morrendo, como por exemplo: queda de autonomia, vazamentos, aquecimento e cheiro forte.

As baterias de chumbo-ácido não podem ser descaratdas de qualquer forma, pois possuem uma série de elementos químicos tóxicos, os quais podem causar contaminação no solo, água ou até problemas de saúde.

Imagem de um círculo vermelho com setas representando um ciclo.


Afinal, como devo descartar corretamente minha bateria chumbo-ácido?

De acordo com o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, após o final da vida útil das baterias, elas devem ser entregues aos fabricantes. Geralmente esse descarte consiste no envio para unidades de reciclagem especializadas.

Essa é uma obrigatoriedade estabelecida na resolução 257 do órgão ambiental, para que os fabricantes reutilizem, reciclem ou garantam o tratamento correto dos materiais produzidos.

Vale lembrar que o chumbo é um material que pode ser reciclado diversas vezes sem perder sua estrutura físico-química. Assim, o descarte correto das baterias garante a reciclagem e otimização de seus componentes. Evitando que os materiais tóxicos entrem em contato com o solo ou o ar, causando diversos problemas a vida e ao ambiente.

Comente aqui, você faz o descarte correto das baterias de chumbo-ácido das suas empilhadeiras?

Esse conteúdo foi útil?

Outros posts

©2024 - Todos os direitos reservados criação e desenvolvimento - Agência Chleba - Tecnologia e Comunicação para Transformação Digital