Algumas operações possuem demandas sazonais, fazendo com que as empilhadeiras fiquem paradas por um período de tempo. Empilhadeiras que estão ou ficarão paradas por um longo período de tempo exigem alguns cuidados para que não sofram nenhum dano e estejam em perfeito funcionamento quando voltarem a operar. Separamos 10 dicas para ajudar no cuidado de suas Empilhadeiras TOYOTA durante esse período:
1. Limpe completamente o equipamento e verifique se há pontos de vazamento;
2. Lubrifique as partes móveis conforme recomendações do manual de operação;
3. Verifique se o nível do óleo hidráulico está dentro do especificado e complete-o, se necessário;
4. Eleve e abaixe os garfos algumas vezes para lubrificar as partes internas dos cilindros. Acione também as demais funções hidráulicas algumas vezes como inclinação, deslocador lateral etc;
5. Estacione o equipamento em local seco, arejado e protegido da ação do tempo;
6. Suspenda o equipamento sobre apoios ou cavaletes para evitar deformação das rodas e pneus;
7. Mantenha os pneus sempre cheios, em caso de pneumáticos;
8. Abaixe os garfos e apoie-os sobre uma superfície para aliviar a carga nas correntes por exemplo, sobre um palete;
9. Desconecte os cabos / tomada da bateria;
10. Se o equipamento permanecer estacionado por um período superior a três meses, antes de colocá-lo novamente em operação é recomendado realizar a manutenção preventiva.
Além desses cuidados, existem medidas especificas para os equipamentos elétricos e para os equipamentos a combustão que devem ser efetuadas junto com as listadas acima, confira abaixo os cuidados específicos para cada tipo de equipamento:
Empilhadeiras Elétricas
- Antes de parar a empilhadeira, carregue completamente sua bateria. Após 60 dias sem utilização, é recomendado realizar uma carga de equalização da bateria, ou seja, carregar até voltar a 100% de carga novamente, para evitar o processo de deterioração das placas da bateria.
- Mantenha o nível de eletrólito da bateria dentro dos limites recomendados e verifique a cada 30 dias. OBS: Eletrólito é a “água” da bateria (solução ácida) utilizado em baterias de chumbo ácido.
Empilhadeiras a Combustão
Equipamentos GLP
- Feche a válvula do cilindro de GLP;
- Após o fechamento da válvula, deixe o motor em funcionamento até que todo o gás ainda presente no sistema de alimentação seja consumido. Por se tratar de um gás inflamável, é importante consumir o GLP que ficou no sistema da empilhadeira para evitar vazamentos e acidentes;
- Remova o cilindro de GLP do equipamento e armazene-o em local seguro.
Equipamentos a Diesel
- Complete o tanque de combustível para evitar a formação de condensação de água
Equipamentos a Gasolina
- Drene toda a gasolina do tanque de combustível para evitar formação de depósitos.
Cuide das suas empilhadeiras TOYOTA para que estejam sempre prontas para o trabalho.