A capacidade residual de uma empilhadeira é o máximo de carga que uma empilhadeira pode elevar com segurança. Essa capacidade pode sofrer alterações de acordo com o peso e dimensões da carga e da altura de elevação.
Para determinar a capacidade residual são feitos testes de estabilidade pelo fabricante de acordo com a norma ISO 22915, onde a empilhadeira é colocada em diferentes condições para simular uma situação de instabilidade e dessa forma verificar quais os limites de altura e elevação em cada condição.
Lembrando que esses testes são feitos pelo fabricante da empilhadeira, o operador precisa apenas respeitar os limites de capacidade do equipamento presentes na tabela de carga residual, quando ultrapassados esses limites poderá ocorrer a perda do equilíbrio da empilhadeira, resultando em seu tombamento. Por isso é importante escolher o equipamento que melhor se adéqua às necessidades da sua operação.
Esse post foi bom para você?
Quer ajuda para identificar qual o equipamento correto para sua operação? Entre em contato e fale com de nossos consultores.