O 5S é um conjunto de conceitos muito importante para a TOYOTA. Eles são fundamentais para o Kaizen - melhoria contínua, e é composto pelos sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina. Embora já exista há muito tempo, ainda existem alguns mitos sobre sua aplicação.
Conheça quais são os 5 mitos do 5S:
1. O conceito só é utilizado na indústria.
Mesmo com sua origem no setor industrial, o conceito de 5S é encarado como uma filosofia nas empresas hoje em dia e pode ser aplicado em diversos setores e áreas de atuação.
2. Serve somente para fazer “faxina".
É muito comum pensar que o 5S é uma forma de fazer limpeza no ambiente, mas esse é só um dos sensos aplicados. Em conjunto com os demais conceitos, o 5S ajuda a melhorar o local como um todo, tornando-o mais organizado, produtivo e eficiente.
3. Precisa aplicar os 5 conceitos ao mesmo tempo.
É possível iniciar a implantação com apenas 2S. Geralmente o Senso de Limpeza e o Senso de Organização são importantes para começar a criar a cultura e os demais sensos ocorrem em consequência deles. O Senso que exige maior esforço é o da autodisciplina, pois consiste na manutenção do ambiente de acordo com o 5S e precisa partir de cada indivíduo de forma espontânea.
4. É muito difícil de fazer.
O 5S é aplicado de forma simples, através do descarte de objetos que não são utilizados, organização de coisas de acordo com cores ou ordem de uso, entre outras ações. É possível aplicar um “S” por vez, trabalhando o conceito gradativamente até que esteja enraizado na cultura da organização.
5. Benefícios só em produtividade.
O benefício do 5S não está só em produtividade. Ao manter o ambiente organizado e padronizado é possível garantir mais segurança também, evitando acidentes como derrubar objetos nos pés, tropeços, esbarrões etc.
Comente aqui, você já ouviu mais algum mito sobre o 5S?
Conheça mais sobre o TOYOTA Way, o jeito TOYOTA de trabalhar e entregar cada vez mais qualidade ao cliente.